Dúvidas Frequentes

Se você for comprar um imóvel como Pessoa Física, já deve deixar separado os seguintes documentos:

  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Comprovante de Residência (cópia)
  • Comprovante de estado civil (cópia)
  • Carteira de trabalho (cópia)
  • Extrato do FGTS (em caso de utilizá-lo para a compra do imóvel)
  • Se casado, apresentar os mesmos documentos do cônjuge
  • Se for separado, apresentar a cópia da certidão de casamento com averbação
  • No caso de ser empresário apresentar declaração de imposto de renda

Sim, é possível comprar um imóvel financiado sem pagar nenhum valor de entrada. Nesse caso, você pode negociar diretamente com a construtora (se for um imóvel na planta ou recém entregue) e acertar o financiamento sem entrada.

Mas, se o financiamento for feito através de um banco ou através de programas como por exemplo MCMV você não vai conseguir comprar sem entrada. Isso porque nenhum banco atualmente financia 100% do valor do imóvel. No máximo 80%. Ou seja, os demais 20% precisam partir de você.

Nesse caso, vale a pena conversar com seu corretor de imóveis sobre uma alternativa de negociação com o proprietário para o pagamento desses 20%.

Quando se trata de um imóvel novo ou até mesmo na planta existe uma garantia de em média 12 meses para eventuais transtornos ou até mesmo pinturas que sejam necessárias.

Quando a compra é feita através de um financiamento bancário, o próprio banco já “embuti” no seu saldo devedor o valor de um seguro obrigatório.

Sim, é possível fazer a venda de um imóvel, mesmo que ele já esteja financiado. Há nesse caso porém uma burocracia um pouco maior se o novo comprador for optar por financiar o imóvel também. Mas, é possível.

Basta você conversar com seu corretor de imóveis de confiança e solicitar uma análise do mercado imobiliário daquela região. Você pode também solicitar o valor de venda dos imóveis daquele local nos últimos 4 ou 5 meses por exemplo. Um bom corretor de imóveis vai conseguir te repassar essas informações e te orientar sobre o valor justo de um imóvel.

Não existe uma regra clara sobre a valorização de um imóvel. Mas, o que seu corretor de imóveis pode fazer é um levantamento dos projetos de expansão e melhorias a longo prazo que fazem parte do planejamento daquela região.

Assim, você pode ter uma ideia sobre a valorização ou não. Por exemplo, há um terreno próximo que está cotado para se tornar um grande Shopping, isso certamente vai aumentar o valor do m² naquela região, concorda?

Cada imóvel possui as suas próprias condições de pagamento, podendo ser à vista, mediante financiamento na CAIXA, utilização do FGTS ou ainda através de parcelamento.

@site_title;
Avenida Dona Gertrudes Leite de Souza Pinto, 111, Vila Cidade Industrial (Vila Xavier), Araraquara, SP
Creci: J45121

Voltar ao topo

Nos acompanhe nas redes sociais:

Copyright © 2025 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Mold Systems
Selecionar uma opção
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp